Pular para o conteúdo

Você já ouviu falar do sistema límbico?

Tenho estudado a regulação das emoções humanas e, nesse processo, é muito importante entender como as emoções funcionam em nossos cérebros. O significado da palavra emoção vem do latim EMOVERE, que significa colocar em ação. A emoção é apenas um movimento de dentro para fora, uma forma de transmitir nosso estado interno e necessidades.

Desde o nascimento dos seres humanos, as emoções são muito importantes, pois as emoções determinam se eles podem sobreviver às adversidades da vida naquele momento.

O sistema límbico possui um grande número de estruturas neuronais, responsáveis ​​por regular as emoções por meio de neurotransmissores. Ele regula a resposta do nosso corpo aos estímulos emocionais. Por exemplo, o sistema límbico ativa um sistema de alerta e acelera nossos batimentos cardíacos quando estamos nervosos ou com medo.

Independentemente do nome, podemos pensar coletivamente que o sistema límbico é o centro da formação e integração das capacidades de resposta emocional, motivação, memória, cheiro e outros mecanismos importantes para nossa segurança. Afinal, o olfato desempenha um papel particularmente importante na memória emocional e na avaliação do meio ambiente, pois podemos perceber o perigo ou ter memórias através do olfato.

Compartilhar